Jurandy Oliveira aplaude os 120 anos de Jaguaripe


O deputado Jurandy Oliveira (PP) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) uma moção de aplausos ao município de Jaguaripe, que completa 120 anos de emancipação política no dia 12.
Situado no recôncavo baiano, mesorregião metropolitana de Salvador, Jaguaripe tem pouco mais de 18 mil habitantes e faz fronteira com os municípios de Aratuípe, Valença, Nazaré, Vera Cruz, Salinas da Margarida, Maragojipe e Laje.
No documento, o parlamentar progressista lembra aspectos históricos da localidade “que foi o primeiro município criado no Recôncavo, à época denominado de Vila de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe”. O decano da Casa do Povo informa que Jaguaripe foi elevado à categoria de cidade por força da lei estadual de 12/05/1899, desmembrando-se de Aratuípe.
A culinária típica da região, baseada em frutos do mar, principalmente o escaldado de caranguejo, também mereceu destaque do deputado, que enalteceu ainda a produção diversificada do artesanato de Jaguaripe. Jurandy Oliveira cita como exemplo as miniaturas de embarcações em entalhe de madeira e a confecção de redes de esteiras de tala de dendê.
“É uma imensa satisfação festejar um dos capítulos mais importantes da história de Jaguaripe, que tem se projetado de forma cada vez mais imponente no cenário baiano, certamente pelo empenho dos jaguaripenses, que lutam diariamente para a formação de um vasto legado social, cultural, educacional, esportivo e político”, elogiou.

Fonte: ALBA

Siga o nosso portal pauta livre nas redes sociais: Maryluzia Costa
Youtube: Maryluzia Costa
Whatsapp Pauta Livre : 75 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Contato Whatsapp : 71 9.8807-1571
Diretor Adm – Márcio Gomes
E-mail: [email protected]
Contato : 75 9.9995-9194
Direção Geral : Ailton Borges
PAUTA LIVRE METRÓPOLE – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.