Hospital-dia do HGRS completa um ano com 6700 procedimentos realizados


Localizado dentro da estrutura do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, o primeiro hospital-dia geral da Bahia fechou o primeiro ano de funcionamento com 6700 procedimentos realizados. O serviço – que consiste na assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para atender a casos que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas – realiza cirurgias de catarata, vesícula, cálculo renal, para mioma, adenoides, amígdalas, varizes, joelho e pequenas cirurgias oncológicas.

Para o diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho, o hospital-dia é um projeto inovador para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois, sem a necessidade de manter internado o paciente, a unidade consegue aumentar a produtividade e o giro de leitos para priorizar quem realmente precisa permanecer internado.

“O mundo inteiro já faz cirurgia ambulatorial e decidimos acompanhar essa tendência tendo em vista nosso alto volume de procedimentos de baixa e média complexidade”, explica o diretor-geral.

Na avaliação de José Admirço Lima Filho, o Hospital Geral Roberto Santos ganhou, principalmente, em resolutividade. “Com o hospital-dia, passamos a oferecer atendimento com mais qualidade e em menos tempo. A gente acaba sendo mais resolutivo sem usar toda estrutura hospitalar, como antes era feito”.

O hospital-dia do HGRS dispõe de três salas de cirurgias de pequeno porte e 12 leitos de recuperação pós-anestésica. Há, ainda, ambulatórios de cirurgia geral, vascular, plástica, cirurgia de joelho e cirurgia de mama.

Para ser atendido no local, o usuário deve estar no Sistema Lista Única. Ou seja, os municípios fazem o agendamento de acordo com o perfil dos pacientes e os encaminham para os ambulatórios, já munidos dos exames necessários. Na data da cirurgia, o cidadão comparece em jejum ao hospital-dia e, antes do procedimento, passa por consulta de enfermagem, nutrição e serviço social.

O HD-HGRS está localizado no andar térreo do edifício principal, ao lado da emergência pediátrica. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (71) 3117-7559 e 4141-5641.

 

Fonte: SESAB / Secretaria de Saúde do Governo do Estado

Siga o nosso portal pauta livre nas redes sociais: Maryluzia Costa
Youtube: Maryluzia Costa
Whatsapp Pauta Livre : 75 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Contato Whatsapp : 71 9.8807-1571
Diretor Adm – Márcio Gomes
E-mail: [email protected]
Contato : 75 9.9995-9194
Direção Geral : Ailton Borges
PAUTA LIVRE METRÓPOLE – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *