Esforço conjunto, segurança compartilhada


A Bahia inaugurou um novo modelo de gestão de política de segurança pública ao enviar para o Ceará policiais militares de batalhões especializados. A decisão do governador Rui Costa tem como objetivo reforçar as ações de combate à criminalidade, naquele estado, após uma onda de ataques violentos. A iniciativa se baseia em dois aspectos fundamentais, os quais têm se mostrado muito caros ao quesito segurança pública: solidariedade e visão global da questão.

É fato que precisamos avançar em muitos aspectos, melhorar nossos índices, continuar investindo na formação e qualificação  das tropas estaduais, reforçar o trabalho de inteligência e garantir cada vez mais tecnologias especializadas em segurança.

Essas são necessidades que apontam para uma urgente ação coletiva, que garanta ações pontuais, atendendo as necessidades individuais de cada Estado, mas que não descarta a possibilidade de mútua solidariedade, afinal, o inimigo é comum. Que saibamos ampliar, avaliar e reforçar o esforço conjunto para que, quem sabe muito em breve, tenhamos  como convicção o grande trunfo da segurança compartilhada.

É simples e raso o posicionamento de que “o governador deveria resolver primeiro as questões internas do estado”. Vivenciamos dia após dia uma realidade complexa, na qual o crime organizado se articula e age em rede, logo, uma visão global, com ações continuadas desponta como desarticulação de um dos fortes tentáculos do monstro da insegurança. É frágil também o argumento de que o envio de um quantitativo de 100 profissionais fere de morte o trabalho coordenado e inteligente que tem melhorado os índices da Bahia.

Fonte: ASCOM / Deputado Bira Côroa

Siga o nosso portal pauta livre nas redes sociais: Maryluzia Costa
You tube: Maryluzia Costa
Whatsapp Pauta Livre : 75 9.8234-4592
Diretor Adm – Márcio Gomes
E-mail: [email protected]
Contato : 75 9.9995-9194
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Contato Whatsapp : 71 9.8807-1571
Direção Geral : Ailton Borges
PAUTA LIVRE METRÓPOLE – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.