Cidade do sertão baiano sediará festa literária na maior biblioteca rural do mundo


Você sabia que a maior biblioteca rural do mundo está situada na Bahia? É no sertão baiano, mais precisamente no município de Nova Soure, que localizamos o maior acervo comunitário. Idealizada e fundada pelo professor Geraldo Moreira Prado, a biblioteca possui mais de 110 mil volumes de livros (atuais e raros), que teve como primeiro exemplar o livro “A sombra do arco-íris”, do escritor carioca Malba Tahan, doado pela professora Maria Ivete Dias.

Ao rememorar dos momentos iniciais da criação da biblioteca, Geraldo Prado foi acometido pela emoção. “Quando pensei em criar o projeto, tinha como objetivo repassar para meus conterrâneos o que a professora Maria Ivete me estimulou: ter acesso à leitura”, contou. “Levar conhecimento e informação para as pessoas que moram na zona rural, foi o que mais me incentivou. Inicialmente, criei um projeto experimental para receber o rico acervo pessoal que possuía no Rio de Janeiro. Já instalado no Paiaiá, realizamos atividades transdisciplinares nos campos da leitura, educação, cultura, meio ambiente, saúde, saneamento, promoção social, combate à violência no meio urbano e rural, além de outras áreas relacionadas com o desenvolvimento econômico autossustentável. E foi assim que crescemos. Muitas pessoas tiveram acesso à informação, ao estudo, se debruçaram no despertar, no conhecer… Fomos ocupando espaço e ficamos conhecidos não apenas na Bahia, nem no Brasil, mas em outros países, a exemplo da Alemanha”, declarou Prado.

Para quem ainda não conhece o Povoado de São José do Paiaiá, onde está situada a biblioteca, uma grande oportunidade vem por aí. Entre os dias 24 e 26 de julho, Nova Soure sediará a IIª Festa Literária Internacional da Biblioteca do Paiaiá – IVº encontro sobre livro, leitura e inclusão social no semiárido baiano. O evento, organizado pela Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado, terá uma programação extensa, envolvendo pesquisadores, estudantes, professores, secretários, representantes da sociedade civil e políticos.

“Esse momento de riqueza cultural reunirá centenas de pessoas, tanto pessoalmente quanto virtualmente. Esse ano realizaremos palestras internacionais através de videoconferência, diretamente de Berlim. Uma grande amiga, professora da USP, que hoje vive na Alemanha, nos proporcionará com esse momento histórico para nossa biblioteca.  Na programação também teremos contação de história, homenagem póstuma, apresentações de dança, música, além da cavalgada que encerrará nosso festival”, explicou Prado.

Criada em 19 de março de 2001, a maior biblioteca rural do mundo teve seu Estatuto Social aprovado em assembleia realizada em 27 de julho de 2005. Atualmente, o acervo funciona com a colaboração de quatro funcionários voluntários, prestando serviços para comunidade, seja por meio de leitura, organização do material, acolhimento de doações, entre outras atividades.

Já confirmaram presença no evento o secretário da Educação da Bahia (SEC), Jerônimo Rodrigues; a secretária da Cultura do Estado (Secult), Arany Santana; o secretário de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte (MG), Juca Ferreira; a deputada estadual (PT-BA), Fátima Nunes; o vice-prefeito de Nova Soure, Marcos Ureilton, além de estudantes de escolas estaduais e municipais da cidade e região.

E você, vai perder essa oportunidade? Programe-se e venha participar desse momento cultural e enriquecedor para a educação e a cultura da nossa Bahia.

Cláudia Fonseca / Jornalista – DRT 4276

Siga o nosso portal pauta livre nas redes sociais: Maryluzia Costa
Youtube: Maryluzia Costa
Whatsapp Pauta Livre : 75 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Contato Whatsapp : 71 9.8807-1571
Diretor Adm – Márcio Gomes
E-mail: [email protected]
Contato : 75 9.9995-9194
Direção Geral : Ailton Borges
PAUTA LIVRE METRÓPOLE – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.