Aderbal Caldas aplaude Olindina pelo aniversário de emancipação política


O município de Olindina completou 61 anos de emancipação política na quarta-feira (14), e o deputado Aderbal Caldas (PP) apresentou moção de aplausos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), declarando-se filho adotivo da terra e seu representante político junto ao Poder Legislativo Estadual.
No documento, ele declara que “se irmana com a alegria da gente local e expressa seus votos de parabéns, augurando-lhe um futuro de paz e prosperidade, à altura de suas tradições”.
Localizado na região denominada de Agreste de Alagoinhas, o município  tem suas origens mais remotas no século XIX, na Fazenda Mocambo, em terras que então pertenciam a Itapicuru. A expansão dos negócios rurais possibilitou o surgimento de um núcleo populacional e, com a passagem pela região do beato Antônio Conselheiro, este mandou edificar uma capela que foi consagrada a São João Batista e posteriormente mudada para a devoção a Nossa Senhora da Conceição, que é sua atual padroeira. A localidade passou, então, a ser conhecida como Nova Olinda, “certamente em comparação à histórica cidade pernambucana”, conta o deputado.
As terras férteis da região permitiram a prosperidade da agricultura, sobretudo das lavouras de feijão e de milho. A pecuária também foi impulsionada. Dentre “os inúmeros bens que assinalam a cultura olindinense”, Aderbal Caldas destacou a Biblioteca Pública Marechal Rondon, o coral Nossa Senhora da Conceição e a igreja matriz.

Fonte: ALBA

Siga o nosso portal pauta livre nas redes sociais: Maryluzia Costa
Instagram: Maryluzia.Costa
Twitter: @Maryluziac
Youtube: Maryluzia Costa
Whatsapp Pauta Livre : 75 9.8807-1571
Diretora comercial – Marylúzia Costa
E-mail: [email protected]
Contato Whatsapp : 71 9.8807-1571
Diretor Adm – Márcio Gomes
E-mail: [email protected]
Contato : 75 9.9995-9194
Direção Geral : Ailton Borges
PAUTA LIVRE METRÓPOLE – 24h online, levando as informações com a rapidez e credibilidade que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *